Endereço

Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista
CEP 04063-002 - São Paulo - SP

Telefone

Além de mascarar possíveis doenças, o uso inadequado de medicamentos para a obstrução nasal pode piorar problemas cardíacos e até causar glaucoma.

Quem nunca sentiu desespero ao estar com o nariz entupido e coriza, não é mesmo? Quando isso acontece, logo pensamos em fazer o uso do descongestionante nasal.  Porém sem orientação e receita médica, o seu uso não é seguro. Além de mascarar possíveis doenças, o uso incorreto pode causar danos à saúde, como piorar problemas cardíacos, causar elevação da pressão arterial, retenção urinária, insônia e até glaucoma.

Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), a automedicação, seja com gotas, sprays nasais ou mesmo comprimidos, deve ser evitada. Isso porque os descongestionantes usados sem avaliação e receita médica e por longos períodos (mais que cinco dias) levam não só ao efeito-rebote – resultando em obstrução nasal -, mas também podem danificar a mucosa nasal, perfurar o septo e agravar outras doenças, pois são absorvidos como se fossem medicamentos de uso oral (comprimidos ingeridos pela boca).

O nariz congestionado não é uma doença, mas, sim, um sintoma que geralmente indica que há alguma doença como rinite alérgica, sinusite ou infecções virais como a gripe. Muitas vezes as pessoas acham que a causa do entupimento é justamente o excesso de muco produzido na cavidade nasal, mas não é isso. O exame interno do nariz pelo otorrinolaringologista é, portanto, fundamental para o correto entendimento da causa do sintoma e para a orientação mais apropriada do tratamento a seguir.

A Associação alerta para o uso de medicamentos sem avaliação médica, pois isso pode atrasar o diagnóstico efetivo e, consequentemente, a solução para o problema – que pode durar mais dias por conta do uso inadequado de medicamentos.

Orientações para conter os sintomas da obstrução nasal

Lavar o nariz com solução salina morna: esta limpeza remove o excesso de secreção, ajudando a desentupir o nariz e a respirar melhor.

Umidificar o ambiente: umidificar o ar colocando bacias com água nos ambientes ou com o próprio umidificador ajuda a deixar os tecidos das vias respiratórias hidratados, aliviando o desconforto causado pela congestão nasal.

Beber de dois a três litros de água por dia: a hidratação é fundamental, pois ajuda a eliminar a secreção.  Elevar a cabeceira da cama ajuda, em alguns casos, a aliviar a congestão.

Lembrando que, em caso de febre, dores no corpo, coriza ou dores de cabeça frequentes, procure imediatamente um médico otorrinolaringologista para avaliar e orientar o melhor tratamento, podendo ser diagnosticado uma rinite alérgica, sinusite, resfriado, gripe e até Covid-19. Medicamentos específicos para tratar estas doenças também costumam ser necessários.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas para melhorar a respiração em tempo seco