Endereço

Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista
CEP 04063-002 - São Paulo - SP

Telefone

Neste ano, o frio intenso pegou muita gente de surpresa, já que as temperaturas estão mais baixas, em relação aos anos anteriores. É nesta estação do ano em que, de acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), as doenças respiratórias costumam aumentar em até 40%, podendo confundir as patologias e sintomas. 

Diante da situação da Covid-19 ainda não totalmente controlada no mundo, basta um espirro ou sensação de mal-estar para o medo da contaminação assolar as famílias. Para entender como diferenciar os sintomas de gripe, resfriado e Covid, a ABORL-CCF explica como as doenças respiratórias são divididas.

Essas doenças são divididas em: infecciosas, ou seja, gripes, resfriados comuns e sinusites, e as imunológicas, que são as rinites ou outras de quadro alérgico. Maus hábitos podem facilitar a transmissão de vírus e bactérias, enquanto ambientes mal ventilados facilitam o contágio por via aérea e o compartilhamento de objetos estimula a transmissão por contato direto ou indireto com o infectado.

Como diferenciar as principais doenças de outono e inverno

As doenças as quais serão explicadas abaixo causam sintomas parecidos e, frequentemente, não é possível distinguir uma da outra apenas pela presença do sintoma A ou B. Por isso é importante consultar um médico, que poderá avaliar e conduzir ao diagnóstico, podendo orientar o tratamento adequado.

Covid-19: é provocada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2. Nos casos leves a moderados, os sintomas apresentados são: febre, tosse seca, cansaço e perda de paladar ou olfato. Os sintomas mais graves envolvem a dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito e perda de fala ou movimento. 

Resfriado: É causado por vírus, como rinovírus, adenovírus, coronavírus (não a Covid-19). Apresenta sintomas como nariz entupido, coceira no nariz, espirros e mal-estar. 

Gripe: é provocada pelo vírus influenza. Apresenta os mesmos sintomas do resfriado, mas com febre e dores pelo corpo. Pode acompanhar dor de garganta e tosse.

Rinite: é causada por quadro alérgico ao ter contato com poeira, animais ou mudanças climáticas. Apresenta sintomas, como nariz entupido, coceira no nariz e espirros. Não acompanha febre ou mal-estar.

Sinusite: é uma infecção dos seios da face provocada por vírus ou bactéria. Apresenta sintomas, como secreção nasal, dores de cabeça, febre, tosse e dores no corpo.

Diante da situação da Covid-19, qualquer um desses sintomas causa medo, dúvida e insegurança e, muitas vezes, as pessoas não sabem como prosseguir. Pensando nisso, veja em quais casos as pessoas devem procurar um médico especialista.

Quando procurar um especialista 

Cabe ao médico otorrinolaringologista classificar e avaliar o melhor tratamento ao paciente, seja resfriado, gripe, rinite, sinusite ou Covid-19. Em caso de febre, dores no corpo, coriza ou dores de cabeça frequentes, é importante procurar um médico otorrino imediatamente.

Nunca se automedique, seja com sprays nasais ou comprimidos, pois os descongestionantes levam não só ao efeito-rebote, como também ao desenvolvimento de outras doenças, podendo ser cardíacas, de pressão arterial, glaucoma, perfurações septais e sangramentos no nariz.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas para melhorar a respiração em tempo seco