Endereço

Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista
CEP 04063-002 - São Paulo - SP

Telefone

Você sabia que o otorrinolaringologista é um médico especializado em rinoplastia e cirurgias de nariz? 

A rinoplastia é um tipo de cirurgia que remodela a forma e/ou tamanho do nariz, além de tratar desvio de septo nasal, uma alteração comum nos pacientes. Esses procedimentos cirúrgicos têm as funções de corrigir alterações, ajudar a respirar melhor e remover deformidades ou saliências.

Além disso, ela ajuda a melhorar ângulo, comprimento, largura e a estrutura do nariz para se adequar ao rosto do paciente. A rinoplastia é uma cirurgia muito procurada e a busca aumenta cada vez mais.

Contudo, realizá-la com um otorrinolaringologista é uma alternativa que pode evitar riscos relacionados à anestesia, infecção, dificuldade de respirar no pós-operatório e, até mesmo, uma insatisfação com o resultado.

 

Como a otorrinolaringologia se relaciona com a rinoplastia?

O otorrino é um médico especializado no diagnóstico, tratamento de doenças e condições dos ouvidos, nariz e garganta. Ele pode realizar procedimentos cirúrgicos e tratamentos médicos não apenas nesses órgãos, mas também em outras estruturas do pescoço e cabeça.

Um otorrinolaringologista estuda durante anos e anos para se especializar em determinadas áreas. A educação, treinamento, formação e experiência que eles adquirem ao longo do tempo os tornam especialistas em rinoplastia e outros tipos de cirurgia estética da face. 

Eles são profissionais que têm uma excelente compreensão da maneira que as estruturas do nariz e de fatores, como sexo, idade, fisionomia e genética do paciente, podem contribuir para a aparência de uma pessoa. 

Neste contexto, tratando-se de procedimentos cirúrgicos como a rinoplastia, não há uma abordagem única. Cada paciente exige um processo diferente. Por isso, o cirurgião deve escolher as melhores técnicas, ferramentas e materiais. 

De fato, não são todos os otorrinos que realizam a rinoplastia. Portanto, os pacientes devem buscar um especialista que tenha treinamento, experiência e conhecimento adequado para realizar esse tipo de cirurgia. 

Essa especialização pode produzir resultados previsíveis que combinam elementos estéticos e de saúde, assim como resolver desvio de septo nasal e outros objetivos, com muitos benefícios. 

 

5 vantagens de fazer a rinoplastia com um otorrino

Fazer rinoplastia com um médico certificado e especialista em otorrinolaringologia ajuda a melhorar a aparência e também reduz riscos em relação à segurança e saúde, como traumatismo, insônia, estresse, respiração, entre outros. Confira as principais vantagens: 

1 – Melhorar a respiração: evita erros pré e pós-procedimentos cirúrgicos, o que gera melhor qualidade de vida.

2 – Reduzir problemas do sono: garante um sono mais adequado após a rinoplastia em pacientes com problemas prévios decorrentes de alterações funcionais no nariz. 

3 – Realizar uma rinoplastia pós-traumática: essencial para solucionar problemas deixados por um trauma ou fratura na região do nariz. 

4 – Corrigir a hipertrofia dos cornetos: os otorrinos realizam esta cirurgia em conjunto, a chamada carne esponjosa, que afeta a respiração e saúde.

5 – Realizar rinoplastia funcional: correção de desvios septais complexos e insuficiência de válvula nasal. 

Os benefícios da rinoplastia para a saúde vão além dos efeitos físicos e podem ajudar a melhorar a saúde mental. Além disso, os pacientes podem reduzir certos problemas de sinusite, como dores de cabeça e congestão nasal, ao realizar este procedimento cirúrgico com um otorrino. 

Geralmente, esses problemas ocorrem porque as sinusites se iniciam com o bloqueio das passagens nasais. Assim, a rinoplastia pode remodelar o nariz para ajudar a resolvê-los.

 

Conclusão

O nariz desempenha um papel fundamental na aparência geral do rosto, assim como na respiração e saúde dos pacientes. A rinoplastia pode definir, realçar, complementar ou prejudicar a estrutura do rosto. 

Por menor que seja a mudança na aparência do nariz, ela pode gerar efeitos significativos e afetar diversos fatores da qualidade de vida. Com a abordagem cirúrgica cosmética correta e um otorrino especialista nesta função, os objetivos podem ser alcançados sem dores de cabeça e efeitos colaterais. 

A ABORL-CCF conta com um corpo de especialistas de excelência em rinoplastia e pode ajudar você a realizar um procedimento cirúrgico de forma mais eficaz e segura. 

Se ficou com alguma dúvida acerca da rinoplastia, procure um de nossos otorrinos.  

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Memórias olfativas: por que o olfato é tão importante?