O tratamento do zumbido no ouvido (tinnitus) é muito procurado porque esta condição é surpreendentemente comum. No Brasil, mais de 28 milhões de pessoas sofrem deste sintoma, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Contudo, é preciso ter muita cautela ao procurar um tratamento do zumbido para não cair em fake news. Hoje, há muito conteúdo falso em mídias sociais, indicando suplementos dietéticos, além de outros medicamentos, para curar o tinnitus.
É imprescindível ressaltar que essas informações são falsas. Não há pílula mágica conhecida para o zumbido no ouvido. Neste material, vamos esclarecer todos os detalhes sobre essa condição para você não cair em fake news. Acompanhe.
O que é zumbido
O zumbido no ouvido, também conhecido por tinnitus, não é uma doença, mas um sintoma em que a pessoa escuta constantemente um som ou um barulho incômodo, que pode soar como chiados, apitos, cigarra, cachoeira, cliques ou estalos.
Esses sons podem ser leves (escutados somente durante o silêncio), ou mais intensos (quando o barulho persiste o dia todo).
Esta percepção auditiva fantasma tem um enorme impacto no dia a dia dos pacientes. Veja alguns problemas que ela pode causar:
- Baixa concentração.
- Ansiedade.
- Estresse.
- Perda auditiva.
- Perturbações do sono.
- Dores de cabeça.
- Vertigem.
- Depressão e isolamento.
O zumbido pode acontecer em pessoas de qualquer idade, especialmente aquelas que passam muito tempo em exposição a sons muito altos. No entanto, ele é mais frequente em idosos, sendo causado por lesões no interior do ouvido.
É preciso estar atento aos sintomas associados do tinnitus, como tontura, perda de equilíbrio ou perda auditiva. Lembrando que é imprescindível buscar um otorrinolaringologista, pois ele é o especialista que pode orientar para um tratamento ideal ou o uso de aparelhos auditivos.
As fake news sobre o tratamento de tinnitus
Como dito antes, muitas pessoas sofrem de zumbido no ouvido e, durante a busca por um tratamento, podem se deparar com indicações falsas. Foi o que aconteceu com uma de nossas seguidoras.
O marido dela passou muitos anos em exposição a sons muito altos e, hoje, sofre de zumbido intenso. Ao procurar por um tratamento, encontraram nas redes sociais indicações falsas para curar a tinnitus.
De acordo com nossa seguidora, o influenciador indicou um livro de alimentação e sons para eliminar o zumbido, como também suplementos dietéticos e remédios à base de ácido aminobutírico.
Ou seja, uma fake news que, em vez de aliviar o zumbido no ouvido, pode causar ainda mais problemas aos pacientes.
Atenção:
Não há evidências de que as terapias anunciadas nas mídias possam auxiliar o paciente portador de tinnitus, a não ser por eventual efeito placebo. Isso quando consideramos pacientes avaliados e tratados por médicos especialistas.
As propagandas de internet utilizam dados científicos sobre fisiopatologia dos sintomas, a fim de indicar tratamentos sem nenhum ensaio clínico anterior nem fiscalização. Isso coloca em risco a saúde do paciente, pois pode agravar doenças existentes, além de prejuízo financeiro.
Portanto, todos devem estar alertas a esse tipo de fake news, além de acionar os conselhos de Medicina e Associações de Otorrinolaringologia, assim como os órgãos de defesa do consumidor, para coibir essa prática.
Lembre-se: o otorrinolaringologista pode indicar o tratamento do zumbido no ouvido ideal, de acordo com o quadro de cada paciente.
Conclusão
Interromper a disseminação de desinformação é extremamente importante, tanto para os novos portadores de zumbido no ouvido quanto para aqueles que já conhecem bem os sintomas.
Portanto, fique atento(a) e tape os ouvidos para fake news sobre este assunto.
A ABORL-CCF conta com otorrinolaringologistas especialistas no assunto e que podem ajudar você a realizar o tratamento para zumbido, sem prejudicar a sua saúde.
Quer saber mais a respeito do tinnitus? Procure um de nossos otorrinos.