Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista
CEP 04063-002 - São Paulo - SP

Telefone

Sintomas pós-Covid devem ser acompanhados por um otorrinolaringologista, que irá ajudar o paciente a alcançar os melhores resultados

Pouco mais de um ano depois do surgimento dos primeiros casos de Covid-19, médicos e cientistas ainda tentam entender os efeitos da doença sobre o corpo, e por quanto tempo eles podem durar. Nos últimos meses, cresceu o número de pacientes que relatam sintomas prolongados por semanas a fio, e isso tem acontecido não apenas com aqueles que tiveram a forma mais severa da Covid-19, mas também com os atingidos por um tipo brando da doença.

Uma pesquisa internacional publicada em fevereiro de 2021 demonstrou que 30% dos participantes ainda relataram sintomas nove meses após contrair o vírus – um fenômeno que já é conhecido como “Covid prolongada”. A maior parte das pessoas entrevistadas para o estudo teve a forma leve da doença. Entre as sequelas pós-Covid relatadas pelos pacientes analisados estão a fadiga e a perda de olfato. E alguns dos participantes da pesquisa também mencionaram que ainda sentiam dificuldades para respirar e confusão mental.

De acordo com o Dr. Eduardo Baptistella, presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), nem todos os pacientes que contraem a doença terão sequelas pós-Covid, pois tudo depende de como cada indivíduo vai evoluir. Mas as queixas mais comuns nos casos de “Covid prolongada”, tais como tontura, zumbido no ouvido, disfagia, distúrbios do olfato e paladar, obstrução nasal são especialidades do médico otorrino – por este motivo, a figura do otorrinolaringologista tornou-se importante no tratamento pós-Covid. “É importante que haja um acompanhamento dos sintomas pós-Covid, principalmente da fadiga”, destaca.

Segundo o Dr. Baptistella, a síndrome da fadiga crônica é uma condição debilitante de longo prazo, e pode acarretar em um esgotamento que não melhora com repouso ou sono, afetando todos os aspectos da rotina. “Se o paciente que teve Covid-19 sente um cansaço, mas não faz o acompanhamento porque acha que o problema é tolerável, ele pode ter um comprometimento da capacidade respiratória. O acompanhamento contínuo ajuda a evitar prejuízos à saúde”, afirma.

Em caso de dúvidas ou caso você apresente esses sintomas, procure um otorrino de sua confiança. Clique aqui e encontre o profissional mais perto de você.